Oficina Brasil


T60 Plus da JAC Motors com aparência futurística se destaca na categoria de SUVs compactos

Será que este carro é elétrico? Foi esta a primeira impressão que os nossos reparadores tiveram ao ver o novo T60 Plus chegando nas oficinas, mas ao abrir o capô, a imaginação acabava ao ver o motor a combustão

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Por Antonio Gaspar de Oliveira


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A JAC Motors acertou na mudança estética do carro, que ficou com aparência futurística e acaba induzindo as pessoas a acharem que é um carro elétrico, mas a mecânica dele é a mesma do modelo anterior, equipado com motor 1.5 turbo e transmissão CVT de seis marchas virtuais. A mudança radical no desenho do carro chama a atenção também nas ruas e chegamos a ouvir algumas pessoas comentando: olha, é um carro elétrico.

Em um mercado acirrado como é o setor de carros novos, cada venda conta pontos a favor do fabricante, tendo a FIAT como líder de mercado e a JAC Motors, que é recém-chegada ao mercado brasileiro, ocupa a 26ª posição, mas para chamar a atenção dos potenciais compradores é preciso ter ousadia associada à tecnologia, por isso que o novo T60 Plus gerou comentários e avaliações positivas. 

Como é um carro importado, alguns detalhes não foram tropicalizados e ao abrir a porta, uma luz azul projeta no solo o nome deste carro que é comercializado na Europa, é o Refine S4. Este carro tem um apelo que agrada muitos consumidores que é altura dele em relação ao solo, facilita a entrada e saída do carro na posição praticamente em pé. 

A posição de dirigir também recebe elogios pelo fato do carro ser razoavelmente mais alto que os sedãs, permitindo uma melhor visão do trânsito pelas ruas da cidade.

O modelo T60 Plus tem tecnologia Volkswagen que atualmente detém a maior parte das ações da fabricante JAC Motors e para que tem dúvidas, bastar observar os detalhes nos modelos Volkswagen do mesmo segmento de SUVs compactos.

O grande interesse da fabricante de automóveis alemã está na tecnologia desenvolvida pela JAC Motors aplicada nos veículos elétricos que envolve desde a fabricação de baterias, motores, conversores e sistemas de controles eletrônicos dedicados aos carros elétricos.

O primeiro modelo T60 foi lançado em outubro de 2018 com o nome Refine S4, equipado com o mesmo motor 1.5 i-VVT, com turbocompressor de baixa inércia para melhorar a resposta dinâmica e o torque máximo de 210Nm e atingindo a potência máxima de 168 cavalos a 5.500 rotações por minuto. 

A combinação do desenho inovador com a mecânica que já é conhecida por boa parte dos reparadores agradou os mecânicos, que gostaram da beleza do carro para olhar, mas para trabalhar foi bom saber que não terão surpresas devido à mecânica aplicada ter sido mantida neste modelo atual.

Oficinas

Na região do bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo, está localizada a oficina do Jorge, Autovila Bosch Car Service, onde ele e sua equipe trabalham com muita dedicação para atingir o nível de exigência dos clientes da região.
Isso não é problema para ele porque está sempre atento às inovações do mercado e também por ter somado mais de vinte anos de atividade da oficina Autovila.

Na Autovila o atendimento é feito por agendamento e desta forma o cliente não perde tempo quando traz o carro e o mesmo acontece na entrega, quando o serviço está concluído. Este controle é importante para manter o fluxo de serviços na oficina sem o risco de ter excesso de carros e a equipe trabalha focada em cada carro e assim a produção é alta e a satisfação dos clientes também é mantida em nível elevado. 

A próxima oficina foi no bairro da Lapa, também em São Paulo, onde fomos recebidos pelo Fábio da Motor Point, que é uma oficina mecânica especializada em carros importados, incluindo os mais avançados

Para atender os clientes com carros deste nível é preciso estar muito bem preparado com equipamentos, informações, peças e o mais importante e desafiador é ter uma equipe capacitada para executar todos os serviços.

Pode até parecer que fazer a troca de óleo de um carro seja uma tarefa simples, mas para alguns carros importados, esta operação necessita de cuidados especiais como as ferramentas, tipo de lubrificante utilizado e pessoal treinado, pois a última coisa que não pode ser feita é usar o carro do cliente como cobaia na execução de um serviço.

Consciente destes fatos o Fabio procura ter uma visão geral da sua oficina, controlando os serviços, o atendimento aos clientes e sempre atento com a administração da oficina.

Saindo da zona oeste de São Paulo, fomos para a região sul na oficina Autohaz e sem saber, uma surpresa nos esperava. Chegando na oficina, um funcionário informou que o proprietário estava no escritório no primeiro andar e que eu poderia subir e falar com o João.

Chegando no escritório me identifiquei e fui recebido pela secretária que pediu para aguardar. O João sabia o meu nome e também do jornal Oficina Brasil, assim que se aproximou ele disse: você é o Gaspar e para facilitar a nossa conversa, vou falar apenas o meu sobrenome. Eu, meio sem saber o que estava acontecendo, disse que ele poderia falar. O João foi logo dizendo, Santomauro, sou sobrinho do Geraldo Santomauro.

Para, mim foi uma surpresa agradável, pois trabalhei com o tio dele por muitos anos no Sindirepa-SP e depois desta apresentação, a conversa fluiu e fomos testar o T60 Plus da JAC Motors pelas ruas do bairro Santo Amaro que tem uma sinergia com o sobrenome dele. 

Na oficina do João Santomauro tem espaço para reparos de veículos, showroom de equipamentos da marca Tecnomotor e sala de treinamentos, pois ele representa a marca nesta região de São Paulo.

As tarefas diárias são divididas entre os serviços da oficina e o atendimento de clientes que têm interesse na compra de equipamentos, além de controlar a parte administrativa da empresa.

Primeiras impressões

A JAC Motors conseguiu algo inédito, nas três oficinas visitadas todos acharam que o T60 Plus era um carro elétrico e foi este o comentário do Jorge da Autovila, ao ver o carro chegando na entrada da oficina. Na primeira olhada no desenho do carro a gente já vê que é diferente e logo imagina que é elétrico. 

Como o Jorge não é diferente dos demais mecânicos, ele não resistiu à curiosidade e já foi levantando o capô do carro para ter a certeza que o motor era mesmo a combustão. Ele também aproveitou e colocou o carro no elevador para ver melhor o que tinha por baixo e gostou dos acessos fáceis para as manutenções básicas do T60 Plus. 

Mesmo com a agenda apertada, o Fábio da Motor Point combinou um horário para ver e andar com o T60 Plus e gostou muito do acabamento interno do carro, que vai agradar o público de SUVs compactos. As montadoras estão explorando bem este segmento de carros compactos e com bom espaço interno, chamado de carro família, pois atende a todas as necessidades deste público.

As tecnologias que o Fabio viu no T60 Plus já eram do seu conhecimento pelo fato da sua oficina atender carros avançados que utilizam a eletrônica ao extremo para proporcionar segurança e desempenho das supermáquinas. 

A equipe da Autohaz tem olho clínico para pintura automotiva, ao observar a cor do carro que é um azul, logo perceberam uma diferença na cor da porta, indicando que mesmo sendo um carro novo, alguém tinha feito um trabalho e deixou rastro.

Para o João, o carro impressiona pelo visual externo que é totalmente diferente do modelo anterior, podendo dizer que realmente é um novo carro. Internamente o acabamento é de primeira, desde o painel e até os bancos dá para perceber que foram projetados com bom gosto nos materiais utilizados.

O João lembrou dos primeiros modelos que eram bem simples, mas este modelo veio para destruir aquela imagem de carro despojado e sem encanto, este dá gosto só de entrar sentar nestes bancos bonitos e confortáveis.

Ao volante

Chegamos na parte mais desejada que é a vontade de saber como o carro novo e ainda desconhecido se comporta pelas ruas da cidade. Como já é do conhecimento de vocês, cada oficina tem as suas ruas preferenciais para os testes de rodagem, também podemos chamar de pista de testes e foi para uma destas pistas que o Jorge foi dirigindo pelas ruas entre os bairros de Pinheiros e Sumaré, com direito a curvas, subidas, descidas e avenidas.

Na opinião do Jorge o carro tem bom equilíbrio e o desempenho é adequado ao conjunto composto pelo motor turbo e o câmbio CVT. Para uso na cidade é bom pelo conforto que o carro oferece e tem espaço para cinco ocupantes, mesmo sendo um classificado como compacto. 

Depois de descobrir que o T60 Plus não era um carro elétrico, o João da Autohaz entrou no carro, ajustou o banco e saímos para o teste de rodagem que agradou pelo aspecto futurístico tanto na parte externa e interna que é de bom gosto, somado ao desempenho do motor 1.5 e o câmbio CVT, proporciona total tranquilidade ao dirigir principalmente no trânsito quase parado da cidade de São Paulo. 

Acostumado a dirigir carros que custam um caminhão de dinheiro, o Fábio da Motor Point ficou surpreso com nível de acabamento do carro com aplicação de couro nos bancos e no painel de forma equilibrada, criando uma harmonia no ambiente interno. Respeitando a cavalaria limitada a 168 cavalos do motor 1.5, o Fábio comentou que o carro tem um conjunto que oferece desempenho e economia que atende às expectativas dos clientes quando decidem pela compra de um carro novo. Não dá para fazer qualquer comparação com um carro esportivo, pois o T60 Plus faz parte de uma categoria de carros médios, mas com condições de oferecer conforto para ser utilizado nas cidades e nas viagens. 

Motor

Como o T60 Plus enganou por parecer que é elétrico, nossos reparadores queriam mesmo é saber o que tinha sob o capô do carro. Assim que abriram já perceberam que o acesso é fácil aos componentes de manutenção básica do motor que é a troca de óleo e filtros.

Por ser um motor turbo de 1.5 litros que gera 168 cavalos com torque de 210Nm, vai atender bem às necessidades de uso e para as oficinas que em breve vão começar a fazer as manutenções, não parece que teremos dificuldades para fazer os serviços, conforme as opiniões dos reparadores.

O filtro de combustível fica fora do tanque, do lado esquerdo e bem perto dele está o canister. Boa parte dos serviços dá para fazer por cima, apenas a troca do óleo e filtro tem que ser por baixo. Caso seja necessário verificar as bobinas de ignição ou as velas, será muito fácil porque a parte superior do cabeçote tem acesso livre e são esses pequenos detalhes que todo mecânico gosta de ver em um motor novo.

Transmissão

O câmbio CVT não tem marchas porque o câmbio ajusta a velocidade de forma contínua através do conjunto de polias e corrente, mesmo que indique as seis marchas no painel, elas são apenas marchas virtuais. 

O câmbio do T60 Plus torna mais confortável dirigir pela suavidade que a velocidade vai aumentando sem trancos. O trocador de calor utiliza apenas um tubo metálico que passa pelo intercooler e retorna por baixo, assim o intercooler resfriar o ar da admissão do motor e refrigera o óleo do câmbio. 

Caso seja necessária a troca de óleo, pode ser feita por baixo e próximo ao bujão do óleo tem a orientação para verificação do nível com a temperatura indicada entre 30 e 50º graus. 

A troca de óleo de câmbio automático ou CVT gera dúvidas e cada fabricante informa o período de troca e alguns até informam que não precisa.

Nossos reparadores que avaliaram o T60 Plus foram bem objetivos ao dizer que o câmbio tem uma durabilidade conforme a maneira de uso e dos cuidados nas manutenções básicas e se for preciso abrir, o cliente não vai gostar do valor do serviço. 

Suspensão, freios e direção 

Carros equipados com motor turbo precisam de uma bomba para auxiliar na geração de vácuo utilizado no sistema de freios. O T60 Plus tem uma bomba de vácuo elétrica para garantir uma frenagem segura e o sistema de freio deste carro está conectado com outros sistemas de segurança e de controles:

• ABS com EBD;

• EPB - Freio de estacionamento elétrico;

• Função Auto Hold (Imobiliza o veículo ao parar);

• BAS - Brake Assist System;

• TCS - Traction Control System;

• SP - Eletronic Stability Program;

• HSA - Hill System Assist;

• BOS - Brake Overide System.

O T60 Plus possui freios a disco na dianteira e na traseira e a manutenção é comum como nos outros carros. Semelhante ao modelo anterior, a suspensão dianteira é independente, tipo McPherson e a barra estabilizadora utiliza borracha e abraçadeiras de fixação que permitem a sua substituição. 

Para a troca de amortecedores e molas é fácil chegar nas peças e o serviço é parecido ao dos demais carros que possuem este tipo de suspensão dianteira.

Na traseira a suspensão tem eixo de torção e a manutenção também é fácil, apenas o amortecedor tem o parafuso da torre que fica no porta-malas. 

A direção utiliza um motor elétrico na coluna que proporciona uma ação progressiva conforme a utilização, sendo leve em velocidades baixas e um pouco mais pesada em velocidades altas. 

Lembrando que após a realização de serviços na suspensão e até na troca de pneus, é bom fazer o alinhamento para garantir a qualidade do serviço executado. 

Elétrica, eletrônica e conectividade 

Além da beleza o T60 Plus oferece muitos recursos tecnológicos que garantem o funcionamento seguro do carro e para atender ao desejo das pessoas que usam o carro, foram instalados vários opcionais para manter a conectividade enquanto estão dirigindo ou desfrutando como passageiro:

• Central de comandos touch screen (multimídia e ar-condicionado);

• Ar-condicionado automático digital com painel touch screen;

• Volante multifuncional revestido em couro;

• Painel de LED 100% Digital Active Info Display – TFT;

• Central multimídia com tela de 10,25 polegadas em LCD;

• Bluetooth;

• Sistema Keyless com entrada e partida sem chave;

• Chave com destravamento remoto das portas e do porta-malas;

• Direção elétrica progressiva;

• Entrada USB 01 console central e 02 segunda fileira de bancos;

• Android Auto;

• Apple CarPlay.

Com tudo isso instalado no carro é preciso ter conhecimento, equipamento e muita coragem para consertar e habilitar cada sistema que funciona em rede com todos os demais sistemas. 

Peças de reposição

O modelo T60 Plus tem a vantagem de ter a mesma mecânica do modelo anterior e isso facilita muito a obtenção de peças de reposição, lembrando que este carro é importado e muitas peças são encontradas somente nas concessionárias.

Para o Jorge, o Fábio e o João, são rotineiras as explicações para os clientes que tem um carro importado, sobre as possíveis dificuldades para encontrar peças. Esta conversa franca com o cliente, antes de aprovar o serviço, evita os desentendimentos por causa do prazo sugerido de entrega do carro pronto.

Para os mecânicos que estão no atendimento diário nas oficinas, vale lembrar que esta conversa com os clientes serve até para os carros nacionais, que às vezes a peça é encontrada, mas a qualidade é duvidosa.

O carro parado na oficina por falta de peça ocupa espaço que poderia estar sendo usado para executar outro serviço e ainda deixa o cliente aborrecido por não ter o carro consertado e acaba culpando a oficina pela falta de peça no mercado.

Recomendações

Jorge da Autovila – Toda oficina tem como objetivo atender bem os clientes, ter um bom faturamento e assim, manter a empresa funcionando por muito tempo, mas na rotina diária surgem algumas variáveis que a oficina não consegue resolver, como exemplo a falta de peças, a falta de cursos específicos que envolvem a eletrônica que está cada vez mais presente nos carros novos. Voltando para o objetivo da oficina, é preciso dialogar muito com cada cliente para contornar estas possíveis dificuldades e deixar bem claro que, o que estiver dentro da competência da oficina será feito.

Fábio da Motor Point – A experiência ensina muito e alguns erros acabam sendo inevitáveis, mas entram como ensinamentos para a evolução da equipe no conhecimento, que nunca é o bastante para consertar todos os tipos de carros.  

Por mais se queira conhecer as tecnologias aplicadas em cada modelo de carro, é impossível acompanhar porque o mecânico precisaria ficar a maior parte do seu tempo fazendo cursos.

A Motor Point atende a carros nacionais e importados nos quais os desafios são constantes e o cliente assim que deixa o carro na oficina passa a fazer parte da dinâmica do conserto do carro, que começa com o diálogo sobre a manutenção e o representante da oficina, que geralmente é o dono, tem que ser muito claro nas condições que envolvem o reparo, descrevendo prazos, preços e busca de peças que às vezes só são encontradas fora do país.

João da Autohaz – Consertar carro até que é fácil, desde que seja possível reunir todas as condições favoráveis para a execução da tarefa.

O desafio diário é conseguir estas condições para que o cliente venha até a oficina, que seja bem atendido assim como o serviço solicitado, que tenha uma equipe capacitada e equipamentos necessários para cada tarefa executada no carro e sem esquecer da disponibilidade de peças com qualidade confiável. Reunindo todos os ingredientes necessários para a execução do serviço, basta estabelecer o prazo, os preços e colocar a equipe para trabalhar.

Este é o desejo de todos os proprietários de empresas que atuam na reparação automotiva, mas temos que lembrar que não basta ser dono da oficina, é preciso ter a clara consciência de que o conserto de um carro vai muito além da porta da oficina. 

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